Censura!

Tenho um monte de coisas pra postar, mas li agora uma descrição de Garibaldi do meio de agosto na globo.com que falava, numa notinha no final, sobre uma censura do TRE, que não permitiu que um assessor de Vilma divulgasse no Orkut roub^Wirregularidades de Garibaldi. O trecho:


Na justiça, a campanha de Garibaldi Alves já conseguiu uma primeira vitória contra a da governadora e candidata Wilma de Faria. No início de agosto, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Norte proibiu um secretário de Estado da governadora de divulgar uma mensagem no site de relacionamentos Orkut. A mensagem continha links que levavam a reportagens e notícias sobre supostas irregularidades cometidas nas gestões de Alves como senador e governador.

 

 

Fonte: Globo.com

Não acho realmente que o tal assessor agiu de forma ética, nem que os links indicados por ele só continham verdades irrefutáveis. E na verdade isso não me interessa nem um pouco. O fato é que o TRE impediu uma manifestação na Internet contra um político lad^Wirregular, e a liberdade importa. Vamos fazer uma analogia com um lugar onde a liberdade não importa. Tipo a China. Na China blogueiros são presos por demonstrarem seus desafetos com o governo. Presos. Brasil, eles colocam tanques contra estudantes! Como você pode seguir esse caminho?

Eu posso citar outro caso: certo dia um cara do TSE ligou pra Anne pra dizer que ela não podia ter escrito numa cédula de “deposite sua sua opnião aqui” que só tem político ladrão, que ela podia ser processada, etc. Isso tem cabimento?! Pode até existir base jurídica pra isso, mas isso é imoral, isso não tá certo.

Mas a Internet.. a Internet nasceu pra ser livre! E é por isso que gastamos tanto esforço e neurônios em engenhosidades como o Tor e SSL. Você sabia que é possível ter um site na internet sem que seja possível rastrear a origem do site, usando a rede Tor? São os sites .onion. Se tivessemos governos bonzinhos ao redor do mundo e ninguém censurasse ninguém, tal medida não seria necessária, e os Hackers que quebraram a cabeça pra tornar isso possível poderiam estar fazendo coisa melhor.

Já que estamos em época de eleição, vamos falar do meu voto. Seja lá em quem eu vote, eu não voto em censura, e quem apoia esse tipo de prática não merece meu voto. E o Brasil é sim um desses países que contribuíram para o surgimento de tecnologias como o Tor, junto com outras “Democracias”, como os EUA.

Vergonha, Brasil. Vergonha!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: